2 de out. de 2011

Visita ao Museu do Folclore Edison Carneiro

.
No dia 27 de setembro de 2011, o Prof. Adinalzir Pereira, representando o CIEP Octávio Malta, participou de uma visita preparatória ao Museu do Folclore Edison Carneiro, situado no Bairro do Catete, RJ.

Tais visitas são oferecidas uma a cada mês, com encontros que duram, em média, de 3 a 4 horas. Onde professores de diferentes disciplinas se reúnem com a equipe de técnicos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular para uma troca de experiências muito interessante.

Nesse dia, o encontro teve início com um panorama geral sobre o Centro, com uma visita aos espaços do Museu e um debate sobre desejos e expectativas dos professores nos trabalhos que realizam em suas escolas, e de que maneira o Museu do Folclore pode ajudar nesse processo.

Com o apoio do material que foi oferecido, os professores presentes puderam discutir a melhor forma de explorar as exposições e trabalhar os temas desenvolvidos em suas escolas. Foram dadas também muitas informações importantes sobre como agendar visitas ao espaço do Museu.

Bumba-meu-boi, Folia de reis, Maracatu, Cavalhada, Escolas de Samba, etc. Tudo isso está registrado no excelente acervo com mais de 12 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais. O Museu do Folclore Edison Carneiro tem entrada franca, está aberto a visitações de terça a sexta-feira, de 11 às 18h e aos sábados, domingos e feriados, de 15 às 18h. Visitar este museu é como fazer uma viagem ao interior do país, conhecer meios antigos de produção e um pouco da rica diversidade cultural do nosso país.

Além de obras em barro, o Museu aborda festas populares como o Maracatu, o Carnaval Carioca, a Cavalhada, a Roda de Cururu, os Clóvis, a Roda de Orixás, o Bumba-meu-boi e a Folia de reis. Todas com fantasias e fotos das festas. Religiões são apresentadas com imagens de santos e protetores tanto do Catolicismo, como da Umbanda ou do Candomblé. Ao contrário de outros pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, poucos são os turistas que conhecem o MFEC. São três grandes andares de pura cultura na Zona sul carioca quase sem nenhuma divulgação.

Endereço: Rua do Catete, 179 - Catete - CEP 22220-000
Tel: (21) 2285 0441 r. 204 e 206
.

2 comentários:

  1. Obaaa! Eu quero ir nesse museu!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoa do CIEP Octávio Malta,

    Foi por meio do Prof. Adilnazir que conheci vocês. Parabenizo a todos pelo brilhante trabalho e pela missão da escola em produzir conhecimento.

    Prof. José Lima Dias Júnior (amantesdeclio.blogspot.com)

    ResponderExcluir